Photobucket
“Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo.
E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo
para que a justiça social se implante antes da caridade”.
( Paulo Freire)

Este BLOG mostra ações do Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola – que tem por objetivo fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Missão e Objetivos do FNDE

Imagem do 1º Encontro Presencial- Acaraú-Ceará - Abril 2010-

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é uma autarquia do Ministério da Educação que tem como missão prover recursos e executar ações para o desenvolvimento da educação, visando garantir ensino de qualidade a todos os brasileiros.

O FNDE tem como valores a transparência, a cidadania e o controle social, a inclusão social, a avaliação de resultados e a excelência na gestão.

Entre seus principais desafios estão a eficiência na gestão do salário-educação (maior fonte de recursos da educação básica), na gestão dos programas finalísticos e nas compras governamentais, além da busca permanente de parcerias estratégicas e do fortalecimento institucional.

Os recursos do FNDE são direcionados aos estados, ao Distrito Federal, aos municípios e organizações não-governamentais para atendimento às escolas públicas de educação básica.

Entre as suas ações mais importantes estão o Programa Nacional de Alimentação Escolar, o Programa Nacional do Livro Didático, o Programa Dinheiro Direto na Escola e os programas de transporte escolar.

O FNDE também libera recursos para diversos projetos e ações educacionais, como o Brasil Alfabetizado, a educação de jovens e adultos, a educação especial, o ensino em áreas remanescentes de quilombos e a educação escolar indígena.

Fonte:

http://www.fnde.gov.br/index.php/inst-missao-e-objetivos

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial